Salada de Grão-de-Bico

2 xícaras de grão-de-bico
3 filés de frango cortados ao meio
2 dentes de alho
1 cebola amarela
1 cebola roxa
1 tomate sem sementes
1 folha de louro
1/2 xícara de salsinha e manjericão frescos
sal
pimenta
azeite

Numa panela de pressão, doure levemente o alho com a folha de louro no azeite. Junte e frite os filés de frango até dourar e adicione a cebola. Quando a cebola estiver murcha, junte o grão-de-bico e refogue por um minuto. Junte o tomate cortado em cubinhos, cubra com água até a metade da panela, tempere com sal e pimenta e deixe na pressão por 40 minutos. Desligue o fogo, retire a pressão e verifique o ponto do grão-de-bico. Ele deve estar macio sem desmanchar e o frango deve parecer desfiado. Mexa bem para ajudar o frango a se desmanchar. Coloque tudo num recipiente que vá à geladeira, reservando o caldo – caso haja algum. Deixe gelar bem e, antes de servir, corte a cebola roxa em cubinhos pequenos ou em rodelas fininhas e junte ao grão-de-bico com as ervas frescas, bastante azeite e mais sal e pimenta se necessário. Bom apetite!

Você também pode fazer essa receita sem o frango ou substituindo-o por atum – nesse caso, junte o atum enlatado ao prato apenas depois de sair da geladeira, junto com a cebola e as ervas.

O caldo reservado pode ser usado para cozinhar arroz e deixá-lo com um gostinho diferente ou para fazer parte do caldo de uma sopa.

Anúncios

Um comentário sobre “Salada de Grão-de-Bico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s