Lasanha de Abobrinha

2 abobrinhas grandes e firmes
3 dentes de alho
4 colheres de sopa de tomate pelado em cubos
250 g de resíduo de leite de castanhas
1 tomate grande e maduro sem semente
1/2 cenoura picada em cubinhos
1 mini cebola ou 1/4 da cebola comum
4 castanhas do pará picadas
6 azeitonas verdes picadas – ou alcaparras, se preferir
1 colher de sopa de linhaça
orégano
manjericão fresco
sal e pimenta
azeite

Para obter o resíduo de castanhas, ferva por 10 minutos 300 g de amendoim, castanha de caju ou castanha do pará. Enxágue e escorra. Bata no liquidificador por três minutos com duas xícaras de água filtrada e passe por uma peneira, apertando bem para tirar todo o líquido. Use o leite para tomar com café, achocolatado ou fazer doce de leite vegano.

Num recipiente, tempere o resíduo com sal e pimenta, misture bem um alho amassado, a cenoura e a cebola cortadas em cubinhos, as castanhas e azeitonas picadas finamente, a linhaça, as ervas e, por último, o tomate cortado em cubinhos. Leve à geladeira.

Preaqueça o forno a 180 graus. Passe as abobrinhas pela mandolina no sentido do comprimento fazendo finos “filés”. Disponha-os numa assadeira grande, untada com azeite, sem que fiquem sobrepostos. Tempere com sal e pimenta.

Usando a mandolina, faça lâminas de alho e espalhe-as por cima das abobrinhas. Regue os filés com um fio de azeite e leve ao forno até que estejam macios. Pique em cubinhos as partes que sobrarem da abobrinha, como as primeiras e últimas lâminas e junte à mistura da “ricota” vegana (resíduo).

Depois que toda a abobrinha estiver pronta e numa temperatura suportável para o manuseio, é hora de montar a lasanha. Unte um refratário que vá ao forno com azeite e o tomate pelado em cubos (saiba aqui o que fazer com o resto da lata). Em seguida, monte as camadas: abobrinhas, “ricota”, azeite, abobrinhas, “ricota”, azeite, etc. A última camada pode ser de recheio ou de abobrinha, o importante é cobrir com azeite e, se quiser, queijo ralado vegano. Leve ao forno por aproximadamente 15 minutos, ou até que esteja cheirando bem! ;)


As batatas-palha da Elma Chips e da Visconti não têm glúten. Se sua dieta só restringe o glúten e não as gordices, recomendo comer junto com essa receita, por que fica delicioso!

Divirta-se e bom apetite!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s