Arroz Engraçadinho

O arroz engraçadinho é um pouquinho mais alegre do que o básico, mas não chega a ser uma receita para ser servida sozinha.

Use a receita do arroz básico:
1 xícara de arroz parboilizado (branco ou integral)
2 e 1/2 xícaras de água
1 dente de alho
Sal a gosto

E um ou mais temperos abaixo, dependendo do prato com o qual o arroz será servido:

Açafrão da Terra (1 col. café) – Deixa seu arroz bem amarelinho e com um leve sabor. Perfeito com frango caipira ensopado!

Curry (1 col. café) – Também deixa seu arroz amarelinho, mas o sabor é mais específico e marcante e isso pode ser o céu ou o inferno, dependendo do prato escolhido. Sirva com picanha suína ao molho de cerveja preta e salada verde!

Colorau (1 col. chá) – Apesar de ser vermelho, o colorau deixa uma cor mais alaranjada no arroz e não necessariamente vermelha, por isso, cuidado para não exagerar a ponto de deixar sua comida com gosto de pó. Você pode misturar 1 col. de chá de páprica para ajudar a dar mais cor na comida sem correr esse risco.

Páprica Picante (1 col. chá) – A páŕica deixa o arroz mais avermelhado do que o colorau, mas também deixa um pouco apimentado para quem tem o paladar sensível e não gosta de pimenta. Esse arroz fica ótimo servido com coxinhas de frango salteadas com cebola,tomate e pimentões!

Páprica Doce (1 col. chá) – Assim como a páprica acima, essa também deixa a comida avermelhada mas não picante, por isso, é a melhor opção para quem não gosta de pimenta. Ótimo acompanhamento para um peixe ensopado no leite de coco, coberto de cebolinhas verdes!

Cominho e Coentro em pó (1 col. de chá) – O cominho e o coentro juntos têm um gosto bem forte e muito gostoso. Misturar 1 col. de sopa de manteiga num arroz com cominho e coentro fica irresistível para acompanhar uma costela suína com purê de mandioquinha com cenoura e folhas verdes!

Tomilho Fresco – Colocar um raminho de tomilho para cozinhar junto com o arroz dá um perfume muito agradável.

Alecrim Fresco – Meio galho já é o suficiente para aromatizar o arroz.

Azeite – O arroz parboilizado não precisa de nenhuma gordura para ser preparado. No entanto, adicionar uma colher de azeite faltando cinco minutos para terminar o cozimento, ou depois de pronto, dá um sabor delicado ao arroz que fica mais molhadinho.

Manteiga – Coloque uma colher de manteiga para cozinhar junto com o arroz e ele ficará com um lindo brilho e um delicioso sabor.


Bom para acompanhar pratos que tenham caldo ou que o molho seja servido a parte. Nesse caso, o convidado que não quiser ou não gostar de muito caldo para misturar no arroz poderá saboreá-lo de outra forma.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s