Recheando o Freezer com Improvisos

Com a despensa, a horta, o armário de temperos e a geladeira prontos para qualquer aventura culinária de última hora, chegou a hora de abastecer o freezer para que ele entre na jogada. Alguns utensílios como forminhas de silicone, bandejinhas de isopor e saquinhos próprios para armazenar comida ajudam muito nessa hora. Algumas dicas de coisas úteis para se congelar.

Tomate Pelado ou Extrato de Tomate:
Tenha uma lata de tomates pelados cortados em cubos e 12 forminhas de silicone para cupcake (você também pode usar uma forma de gelo). Abra a lata e encha as forminhas com os tomates e o caldo até a metade usando uma colher. Apoie as forminhas sobre uma bandeja e leve ao freezer durante a noite ou por, pelo menos, três horas, até que congele totalmente. Depois de congelar, desenforme rapidamente os cubinhos de molho, junte todos num saquinho e leve de volta ao freezer.
Você pode usá-los para substituir um tomate em algum caldo, sopa ou feijão, ou quando quiser dar mais cor a algum prato.

Ervas Frescas Congeladas no Azeite:

Lave as folhas da erva fresca que escolher e seque-as levemente entre duas folhas de papel toalha. Coloque as folhas numa forma de gelo e preencha o espaço com azeite de oliva, até que as folhas estejam cobertas. Leve ao freezer durante a noite ou por pelo menos três horas até que congele totalmente. Desenforme rapidamente, coloque todos num saquinho e leve de volta ao freezer. Você pode usar Alecrim, Manjericão, Salsinha, Coentro, Cebolinha, Tomilho, Orégano, etc.

Na hora de usar, jogue o cubinho no molho quente até que o azeite derreta ou espere descongelar para usar em saladas e molhos frios.


Maracujá, Manga e Morango em Polpa:

Lave bem as frutas. Para o maracujá, corte-os ao meio e retire toda a polpa. Bata no liquidificador ou no mixer e coe. Coloque o suco coado em forminhas de gelo e leve ao freezer por pelo menos três horas. Dois cubos e um copo de água já fazem um suco gostoso. Para o morango, retire as folhinhas e repita o processo do maracujá. Para a manga, basta descascar e bater. Não é preciso coar. Três cubinhos fazem um suco gostoso!


Gelo de Melancia e Abacaxi:

Corte a melancia e o abacaxi em cubos do tamanho de pedras de gelo e leve ao freezer por pelo menos três horas.
É muito saboroso usado como gelo em sucos de qualquer fruta, água de coco, água com gás e espumantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s