Ervas e Especiarias que Toda Cozinha Deve Ter

Especiarias, de modo geral, duram bastante tempo se bem acondicionadas. Potes de geleia e garrafinhas de vidro são boas opções!

Tenha sempre:
Pimenta do Reino
Pimenta Calabresa desidratada
Pimenta Síria
Canela em pó
Cominho em pó
Coentro em pó
Páprica Picante
Açafrão da Terra em pó
Curry
Alho Frito (procure comprar um bem sequinho, não engordurado)
Orégano seco
Folhas de Louro secas (Compre as frescas, vendidas junto com a salsinha, tire-as dos galhos, lave-as e deixe que sequem sobre papel toalha. Guarde-as num recipiente sem vedação.)

Algumas ervas duram muito tempo plantadas em vasinhos se deixadas ao sol por, pelo menos, 4 horas diárias. Você pode comprá-las já em vasos (no mercado ou na feira) ou plantar os maços comprados no supermercado. De qualquer maneira, é bom lembrar de regar todos os dias, de acordo com a necessidade de cada uma.

Apesar dos maços de salsinha e coentro frescos comprados no supermercado não costumarem pegar quando são plantados em casa, elas são ervas que crescem muito bem. Por isso, se você conseguir um bom vaso de salsinha, cuide bem dele!

Se for comprar o vaso pronto:
Tomilho
Orégano
Alecrim
Manjericão
Hortelã
Cebolinha
Salsinha

Se for plantar o maço do supermercado:
Alecrim – É o mais fácil de pegar, na minha opinião: Separe e lave os raminhos. Com uma tesoura ou faca afiada, corte o caule deles na diagonal e finque cada um de dois a três dedos dentro da terra. Regue com pouquinha água todos os dias. Sol.

Manjericão – Se pegar, corre! O bicho não para de crescer: Separe e lave os raminhos, retirando qualquer broto de flor que tenha começado a crescer. Com uma tesoura ou faca afiada, corte o caule deles na diagonal e finque cada um de dois a três dedos dentro da terra. Regue todo dia. Sol.

Cebolinha – Dá três vezes, depois arranque e comece de novo: Use um maço inteiro de cebolinha. Separe e lave os raminhos. Jogue fora as cebolinhas que estiverem amareladas e corte as que estiver quebradas ou dobradas. Apare levemente as raízes. Faça furos na terra de um vaso fundo e finque os ramos uns quatro dedos de profundidade. Regue todo dia e corte as que forem ficando amarelas.

Salsinha e Coentro – Como tê-los frescos por mais tempo?

Essas ervas costumam vir com uma embalagem de plástico ao redor delas. Não descarte esse plástico. Separe e lave os raminhos. Seque-os levemente com papel toalha. Com uma tesoura ou faca afiada, corte os caules na diagonal. Junte o maço todo novamente e coloque dentro do saquinho onde ele veio. Corte a parte de baixo do saquinho, de modo que os caules do maço possam sair pelo buraco, já que o saquinho deve proteger as folhas. Se o saquinho não tiver pequenos furos ao redor dele, para que a erva possa respirar, faça-os você mesmo picotando com a tesoura. Coloque num copo alto com água mineral e guarde na porta da geladeira. Para durar ainda mais tempo, apare os caules a cada dois dias e troque a água todos os dias.

Uma lista extra para os aventureiros, e para as rycas!

Pimenta do Reino Branca
Zattar
Gengibre em pó
Colorau
Páprica Doce
Erva-doce
Cravo da índia
Anis-estrelado
Gergelim
Gergelim Preto
Linhaça
Sementes de mostarda
Canela em pau

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s